A educação do meu umbigo

Estas fotografias foram tiradas nas imediações da Escola Secundária de Albergaria-a-Velha, por volta da hora de almoço. Este é o panorama habitual de todos os dias, piorando em dias de chuva. Autocarros, automóveis em cima dos passeios, automóveis em cima de passadeiras, passadeiras inexistentes ou mal projectadas, paragem para autocarros sem abrigos...
 
Este é o exemplo que estes pais dão aos seus filhos e aos filhos dos outros. Este é o exemplo que esta gente sem uma ponta de civismo dá aos condutores de amanhã. Não admira que esta falta de civismo passe de geração em geração... Os automóveis ocupam os passeios e os alunos circulam na estrada. O mundo ao contrário... Porque é que meia dúzia de ignorantes tem mais direito ao espaço público, que a grande maioria que tem que andar a pé?
 
Onde pára a polícia? Para que serve a polícia? Para andar a gastar gasolina, nas rondas que fazem de automóvel? E terem brio profissional, não? E honrarem a farda que vestem, não? E aplicarem a lei? Afinal, para que servem?
 
E a direcção da escola, que diz sobre isto? É indiferente? E a associação de pais? Se calhar nem percebe este problema...

 

Lugares abençoados?






O Largo Frei Heitor Pinto (junto à Igreja de S. João de Brito, em Lisboa) é uma boa alternativa para quem quer estacionar gratuitamente. Repare-se no sinal de Parque EMEL que, no entanto, só se aplica à faixa de rodagem (e não à zona de calçada portuguesa, aqui devidamente acarinhada).
Ah! E há até uma ampla rampa para quem queira aceder ao local!

Lisboa e a sua "Porta de Entrada"


Rua dos Fanqueiros e Rua da Prata - 22-10-2013
Numa das zonas mais nobres e policiadas da cidade, a impunidade mais total e absoluta. Note-se a anedota do traço amarelo no passeio da 1ª.

Pobre Lisboa, quem tem misericórdia de ti?

Todas as fotos foram tiradas de seguida, e mostram a EMEL a actuar na zona da Alameda - perto da Rua Actor Vale e na Carlos Mardel (primeiras duas fotos). Até aí, não há nada a objectar.
Veja-se, porém, nas fotos seguintes, como não põe os pés na primeira dessas ruas - e não só junto às oficinas de automóveis. 
Como nos outros casos, deixar a carripana em 2ª fila ou em cima do passeio (ao pé desses estabelecimentos, como se fosse um freguês), é um expediente infalível para garantir um estacionamento gratuito e em total impunidade.
Como brinde aqui ficam as 2 fotos de baixo. A carrinha da direita ostenta as palavras - muito apropriadas! - misericórdia de Lisboa...

O disparate do costume

Em Miraflores, o passeio é alto, mas esta criatura comprou um jipe para não ter de se preocupar com essas miudezas...

O disparate do costume

Em Miraflores, o passeio é alto, mas esta criatura comprou um jipe para não ter de se preocupar com essas miudezas...

Impunidade Garantida

Muitas das situações denunciadas no Passeio Livre com a etiqueta "impunidade garantida" figuram num blogue com esse mesmo nome, dedicado aos locais de Lisboa onde carros, carrinhas, jipes, camionetas e motociclos são deixados em estacionamento selvagem, mas onde raramente (ou nunca) são bloqueados (e muito menos rebocados). 
Pode ver-se AQUI.

O preço do espaço público em Lisboa

Feitas as contas ao preço da ocupação do espaço público em Lisboa, percebe-se facilmente que existe uma desproporção deveras gritante e injusta.

Considerando que o direito à posse de um automóvel, não está constitucionalmente consagrado, não se percebem de todo estas assimetrias abismais, que mais não são que um subsídio público aos utilizadores de carro.


Preço da ocupação/utilização do espaço público
por m2 por dia efetivo (24 horas), em Lisboa
Tipo de ocupação Esplanada de quiosque Banca de feirante Automóvel de morador




Área pública ocupada 50 m2 10 m2 10 m2
Preço pago ao erário público 4800€/ano
(400€/mês)
192€/ano
(16€/mês)
12€/ano (para moradores)
Tempo de ocupação do espaço Todos os dias, das 9 às 24:00, exceto domingo Duas vez por semana, durante 8 horas cada 24€/dia durante
7 dias por semana
Tempo efetivo de ocupação em horas 4689 horas/ano
(15 horas/dia*6 dias/semana*52,1 semanas/ano)
833 horas/ano
(8 horas/dia*2 dias/semana*52,1 semanas/ano)
8760 horas/ano
(24 horas/dia*365 dias/ano)
Número de dias efetivos de ocupação (valor anterior dividido por 24 horas) 195 dias 34 dias 365 dias
Preço efetivo por dia (24 horas) 24,6 €/dia 5,60 €/dia 0,03 €/dia
Preço efetivo por dia (24 horas), por m2 0,49 €/dia-m2 0,56 €/dia-m2 0,003€/dia-m2
Rácio 160 180 1


Feitas as contas, um feirante paga 180 vezes mais, pela ocupação do espaço público, que um automobilista residente.

Um dono de um quiosque, que gera uma sinergia positiva no bairro, paga 160 vezes mais que um automobilista residente

Recordamos que em quase todas as capitais europeias, ao contrário de Lisboa, os moradores pagam pelo estacionamento.

É fartar!

  • Lisboa ostenta, na sua lapela, a bizarra comenda de patrocinadora do desporto "estacionamento selvagem impune";
  • Esse fenómeno atingiu as actuais proporções devido à conivência dos que têm estado à frente da autarquia;
  • Os lisboetas premiaram eleitoralmente esses mesmos responsáveis com uma vitória eleitoral indiscutível;
  • Conclusão: os praticantes da "modalidade" podem comemorar, com a certeza de que nada lhes acontecerá!

Propaganda turística

Vindos de Alfama, estes turistas podem apreciar, na Calçada do Forte, este verdadeiro concentrado de caos & impunidade tipicamente alfacinha: estacionamento no passeio, em passadeira para peões e em rua de trânsito proibido - e tudo isso em poucos metros, e a crédito de um profissional da nossa praça, claro!

As promessas da tanga de António Costa

CASA ARRUMADA
CUMPRIMOS

Alameda Vieira da Silva, Oeiras

Rua condicionada ao tráfego motorizado, restrita a todos os acessos com excepção do acesso a garagens, estacionamento e paragem proibido... Mas pelos vistos tudo é permitido aos carros, desde que seja no passeio.


[66-93-XM] [55-80-RB] R. Emídio Navarro, Lisboa

O assalto aos passeios prevalece em Portugal

Retirado dos nossos congéneres do
http://wheelsversuslegs.blogspot.pt/

Dr. Costa, tem alguma coisa a acrescentar?

[46-DX-71] Peão, faz com que se ouça a tua VOZ


R. VOZ DO OPERÁRIO, Lisboa

É chocante ver como não há respeito pelos peões, que nesta área são em grande parte pessoas idosas e/ou de fracos recursos financeiros.

É urgente também resolver o estacionamento em cima dos passeios na Rua da Voz do Operário.

O estacionamento de dezenas de viaturas particulares em cima destes passeios está a prejudicar um grande número de cidadãos que têm afinal direito a circular nos canais construídos para isso pela Câmara Municipal de Lisboa.

Que fazer caros leitores? Que fazer?

OCUPEMOS OS PASSEIOS CONTRA ESTA INVASÃO

O PASSEIO É NOSSO

Oeiras mais à frente!

Av. Brasília e Rua de São Paulo, Oeiras

Há mais área de betuminoso do que passeio, mas estacionar abusivamente sobre o espaço pedonal é prática comum e tolerada pela Polícia Municipal e PSP. Estacionamento tipo "Oeiras mais à frente."

Rua de Minas Gerais, Oeiras

Sem dó nem piedade, o estacionamento abusivo reina em Oeiras. Neste caso no cruzamento da Rua de Minas Gerais com a Rua de Macau, mesmo em frente ao centro paroquial e social / lar de idosos.

Crianças, bebés em cadeira e idosos têm menos direito ao passeio do que os carros.

Pergunta, para que serve a polícia municipal nestes casos? E a PSP mesmo ao fim da rua?

Sinalética apenas para prender arranjos de Natal

Rua da Condessa e Rua do Duque (à Calçada do Carmo), Lisboa

O sinal colocado no inicio da Rua da Condessa é claro, Paragem e Estacionamento Proibido, mas é só para enfeitar, ninguém lhe liga.

Na Rua do Duque o sinal é de Trânsito Proibido exceto 4 situações, mas não me parece que algum dos carros ali estacionados se enquadre em alguma dessas exceções, estão ali estacionados e dali ninguém os tira.

Que fazer caros leitores? Confessamos que no PL começamos a ficar vazios de ideias de como combater esta praga urbana!

A Polícia Municipal de Lisboa que é paga por todos para cumprir a lei, não cumpre. Limita-se perante as ocorrências a ir aos locais, as pessoas tiram os carros do local sem sequer serem multadas muitas vezes, e quando o agente da PM se vai embora, volta tudo à mesma situação! E o ciclo desta praga continua. Enquanto não houver um autarca decente, esta praga continuará.



[46-87-VJ] Rua Dr. António Granjo, Algés


Veja-se o pormenor do estacionamento à esquerda, com os carros a obstruírem o passeio, apesar dos lugares de estacionamento estarem pintados na faixa de rodagem.

Estacionamento abusivo em ambos os lados da Rua Dr. Antonio Granjo no centro de Algés, a menos de 200m de pelo menos um parque de estacionamento público (na Rua Ernesto da Silva).

Uma anedota chamada Câmara Municipal de Lisboa

Transcrevemos na íntegra uma missiva enviada por um dos nossos leitores, que após ter enviado a ocorrência n.º OCO/109035/2013 para a CML, a propósito da putativa legalidade do estacionamento de veículos em cima do passeio, recebeu esta anedótica resposta por parte da Polícia Municipal e da CML.

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Encaminho para vossa informação este chocante exemplo de estacionamento LEGALIZADO em cima de um passeio no Campo de Santa Clara. Solicitei no mês passado o seguinte esclarecimento à Polícia Municipal: estacionar em cima deste passeio fronteiro ao Tribunal é legal? A resposta está em baixo e é chocante. Sim, é legal em Portugal os funcionários de um Tribunal estacionarem em cima de um passeio.
Cumprimentos

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A resposta da CML e da PML:

Caro Munícipe ***********

A Câmara Municipal de Lisboa agradece o seu contacto e informa que a Ocorrência OCO/109035/2013 foi resolvida.

Informo V. Ex.ª que, no pretérito dia 06AGO2013, pelas 15h05, esta brigada, deslocou-se à artéria supramencionada, com o intuito de verificar o teor da denúncia. No ato da fiscalização, verificamos os factos denunciados, tendo apurado que o estacionamento no local está autorizado pelos sinais de trânsito devidamente afixados, indicando a forma de estacionamento, o horário permitido e a entidade autorizada.

Obrigado pelo seu contacto.

Com os nossos melhores cumprimentos.

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Perguntamos aos edis da CML se também é legal aos peões estacionar no meio da estrada se houverem "sinais de trânsito devidamente afixados, indicando a forma de estacionamento, o horário permitido e a entidade autorizada".

Isto é um escândalo, que a atual vereação Costa perpetua, e que nada fez para combater. Não nos iludamos, a promessa eleitoral do Dr. Costa nas últimas eleições foi o TOLERÂNCIA ZERO ao estacionamento ilegal.