A malta do "estamos a trabalhar", rua Coronel Bento Roma, Lisboa

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Bom dia.
 
As fotos que envio em anexo ilustram o cenário habitual na rua Rua Coronel Bento Roma (especialmente junto à entrada da garagem da REN e da oficina da BMW).
 
Carros em cima dos passeios, sem qualquer respeito pelos peões numa zona de responsabilidade da EMEL! Uma vergonha!
 
Reparem que nas últimas três fotos tiradas hoje mesmo, o "profissional" dos CTT estacionou em cima do passeio, quando tinha PRATICAMENTE TODOS os lugares da rua vazios!
 
Cumprimentos,
 
***Leitor identificado*** 
 














Lugar de estacionamento para Jipes


Esta imagem, que está a ser famosa nos fóruns de amantes de todo o terreno, e de jipes, e pelas redes sociais, relevando a supremacia e adaptabilidade de um jipe a várias condições de terreno, revela, infelizmente, que no imaginário coletivo, os passeios, as escadas, os espaços verdes e os espaços pedonais, são locais onde se pode estacionar.

É por esta razão, que o Passeio Livre, se entristece como são abordadas certo tipo de notícias pela comunicação social, mais precisamente um automobilista que estacionou em cima de um jardim na zona de Cascais, destruindo espaços verdes e matando plantas, ainda nada pagou por tal infração, e à luz de muitos, não passa de uma vítima.



A Câmara Municipal de Lisboa está de PARABÉNS!

Deixamo-nos enganar? Claro que não! Nem nunca colocaremos em causa as nossas independência e idoneidade.

Bem sabemos que se trata de uma obra que só existe porque estamos à porta de eleições autárquicas, todavia houve coragem política para enfrentar a hegemonia do automóvel no campus da cidade universitária em Lisboa. Reduziram-se drasticamente a largura das vias de trânsito, aumentou-se o espaço pedonal de forma substancial, criaram-se jardins e novos espaços verdes, implementaram-se medidas físicas de acalmia de tráfego, combateu-se eficazmente o estacionamento ilegal, enfim, projetou-se uma zona da cidade a pensar nas pessoas, nos munícipes e nas suas qualidades de vida.

A cidade continua num caos na generalidade, no que concerne o estacionamento ilegal e a vereação Costa fez muito pouco ou quase nada para combater este flagelo, todavia sabemos também, e por isso é que congratulamos a CML, que apesar de ser uma obra cuja natureza ocorre apenas de 4 em 4 anos, é uma obra cuja vitória para os peões está garantida, nesta zona não há volta a trás. Esta batalha pela cidade, e pela qualidade e segurança do espaço pedonal está ganha, por isso mais uma vez, damos os parabéns à CML por esta obra.

 
AGORA
 
 
 
 
 

 

ANTES

 
 
 
 
 
 
 
Como é prazeroso, seguro e edénico habitar numa cidade sem carros!

Créditos: Fotografias de Pedro Nóbrega da Costa e do Google Maps

Na Ericeira, não escapa um!

Tudo o que é passeio que não tenha uma barreira física, tem um carro lá em cima... e as passadeiras também não escapam!

Passeios à moda de Sesimbra

Há mais de dois anos foi prometida a obra de requalificação dos acessos
à praia do Moinho de Baixo (Aldeia do Meco), onde passeios e ciclovias
apareciam no projecto. Em vépera de eleições, apressam-se em terminar as
obras. Não faltou a bela da estátua, qual elemento viril e sempre
indispensável em qualquer obra "popularucha". Os passeios esses, ficaram
no esquecimento... quer dizer, depende do que se entende por passeio:
por toda a zona, estão a asfaltar ruas inteiras, muitas delas bem
largas, onde o único passeio parece ser uma faixa com cerca de 30cm de
largura.

Cumprir a lei? naaahh... Parece que alguém na CM de Sesimbra se esqueceu
disso... Ou então dificuldade de compreensão da lei - para isso até
houve uns senhores que se deram ao trabalho de criar um guia a explicar
a tudo tin-tin-por-tin-tin:
http://www.inr.pt/uploads/docs/acessibilidade/GuiaAcessEmobi.pdf

[33-64-RA] Esquina R. Bento Gonçalves - R. Jorge Amado, Lisboa


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Este jipe encontra-se muitas vezes estacionado neste local dificultando a passagem de carrinhos de bebé. A casa que se vê imediatamente atrás do jipe é um infantário!!

Aparentemente o condutor do jipe usa o rebaixamento do passeio para estacionar sem danificar o veiculo. Na segunda foto reparem como o jipe está estacionado na parte direita do passeio deixando livre a parte inclinada para os peões. Ainda por cima tem um símbolo da brigada de transito no junto ao vidro. A matrícula do jipe do infrator é 33-64-RA

E os segways, como é?


Os passeios são a ralé do ordenamento urbano, dos projetistas e das autoridades. Vai tudo para cima dos passeios em Portugal: segways, carros, caixotes do lixo, MUPIs, outdoors, carrinhas de bifanas, stands de promoções a automóveis, quiosques, paragens, bancas comerciais, etc. É porque se calhar em Portugal os passeios devem ser muito espaçosos, tendo naturalmente espaço para tudo isso.

Qualquer dia, o Passeio Livre como sinal de protesto, aluga uma carrinha de pipocas, assenta arraiais no meio de uma grande avenida lisboeta e vai distribuir pipocas gratuitamente às pessoas. Que vos parece caros leitores? Não seria má ideia!

Pedralvas, Benfica

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Junto envio algumas fotos que, infelizmente, captei no bairro das Pedralvas em Benfica, onde moro.

A foto "Carro Policia.jpg" mostra um carro da esquadra de Benfica parado em segunda fila antes de uma passadeira. Esta é uma situação habitual, quase diária, quando os policias se deslocam ao Happy Grill para comprar o almoço.

A foto "Estacionamento Ilegal" mostra outro caso habitual. A carrinha Peugeot cinzenta estaciona diariamente ao lado do sinal de estacionamento proibido, durante o dia todo e vai-se embora à noite.

Os autocarros mal conseguem virar à esquerda (é o caso na foto) e a polícia (a mesma que acabou de comprar o almoço no Happy Grill) passa pelo carro e não faz nada, naturalmente.

Na foto "Estacionamento Ilegal2.jpg" pode ver-se o mesmo carro, no mesmo sítio, num dia diferente.

Bem sei que fotos tiradas mais próximas são preferíveis, mas foi o que consegui.

Cumprimentos,

***Leitor identificado***

Quantos candidatos autárquicos aceitam o desafio de olhar para as suas terras "com olhos de ver"?

Neste pequeno anúncio, colocado na imprensa diária por um nosso leitor, os candidatos às próximas eleições autárquicas são desafiados a pronunciarem-se sobre vários pequenos-grandes problemas que afectam a vida dos cidadãos, entre eles o estacionamento selvagem, evidentemente.
Embora o alvo, neste caso concreto, seja Lisboa e o seu caos, o desafio é válido (infelizmente...) para a maior parte do país.
Ver detalhes [AQUI].